Pular para o conteúdo principal

Guia de Estudo Bíblico

Segue abaixo ferramentas que irão ajudar na compreensão das escrituras, formando e moldando o caráter de Cristo em nós, no ensino e na sabedoria do Senhor.

Traduções Bíblicas:
  • João Ferreira de Almeida Revista Corrigida (ARC)
  • João Ferreira de Almeida Revista Atualizada (ARA)
  • Nova Versão Internacional (NVI)
  • King James Tradução Inglesa Realizada em Benefício à Igreja Anglicana
  • Bíblia Judaica Completa Tradução David H. Stern Editora Vida Nova
OBS: Sempre é bom termos bíblias com várias traduções diferentes, pois isso facilita nossa leitura, e na minha opinião estas 5 linguagens são as melhores, mas existem diversas outras linguagens que poderão ser usadas. Outro detalhe: A linguagem da NVI é mais fácil de entender, porém perde um pouco da raiz da palavra, por isso, (fazendo uma conjectura) indico que utilize sempre em seus estudos a (ARA), Tradução João Ferreira de Almeida Revista Atualizada, porque se você atentar para os detalhes, verá que as palavras nas iniciais do nome Almeida, verá que estão em negritos e forma a palavra ARA que está em parênteses.

Dicionários Bíblicos e da Língua Portuguesa
  • Dicionário Bíblico Universal (Editora Vida Nova)
  • Pequena Enciclopédia Bíblica (Editora CPAD) Autor Orlando Boyer
  • Dicionário Aurélio
Estudo Panorâmico do Novo Testamento
  • Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João
  • Livro Histórico: Atos
  • Epístolas Paulinas: Romanos, Efésios e etc....
  • Epístolas Gerais: Tiago, Hebreus e etc.......
  • Livro Escatológico (Apocalipse) OBS: É um livro de muitas simbologias e de coisas futuras que acontecerão no fim dos tempos, não se atente em se aprofundar nos estudos deste livro, só o faça quando for instruído por pessoas altamente capacitadas e maduras na fé, pois, poderão trazer danos severos em sua caminhada cristã.  Estudo básico, mas, necessário, indico o livro Estudo Panorâmico do Novo Testamento com o Autor: Waltero M. Dunnet Editora: Vida Nova e também indico o Livro 30 Dias para entender à Bíblia com o Autor: Max Anders Editora: Tomas Nelson Brasil (Curso Vida Nova de Teologia Básica)
Estudo Panorâmico do Velho Testamento
  • Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio
  • Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute e etc......
  • Livros de Sabedoria ou Poéticos: Salmos, Provérbios, Jó e etc...
  • Livros Proféticos que são divididos em duas partes (Profetas Maiores e Menores)
  • Profetas Maiores: Isaías, Daniel, Jeremias e etc.....
  • Profetas Menores: Obadias, Miquéias, Naum e etc.....
OBS: Indico o livro Estudo Panorâmico do Velho Testamento, Autor: Samuel J. Schultz e Gary V. Smith (Curso Vida Nova de Teologia Básica)
Teologia Sistemática

Teologia Sistemática: Franklin Ferreira e Alan Myatt Editora: Vida Nova

Passando por todo este processo que relatei a cima, procuraremos com a ajuda do Espírito Santo, temas mais específicos e creio que o Senhor nos direcionará a temas mais profundos, para que de alguma maneira venhamos ser cheios não só da graça e do espírito, mas, do conhecimento das escrituras, e que este conhecimento possa gerar transformações em nossas vidas, quero salientar que, nada e nenhum livro, substituem a bíblia, que a palavra do Senhor.

Além do mais, há alguns Apóstolos e homens que foram usados por Deus, como: Paulo, Pedro, Salomão, Lucas entre outro e nos deixa alguns conselhos práticos nas escrituras.
O Apóstolo Paulo aconselha e instrui, primeiro ele direciona ao Pastor Timóteo, dizendo que não devemos contender e sim ser brando, para ensinar, paciente, corrigindo com mansidão, para que todos possam conhecer plenamente a verdade, e não meias verdades como costumamos fazer (2 Timóteo 2. 24,25).
Segundo ele nos ensina na mesma carta que, era um homem que buscava conhecer as escrituras através dos pergaminhos, que era a palavra na época antes de ser compilada à bíblia e composta por 66 livros que foram inspiradas por Deus e os livros que o ajudarão em sua compreensão dos mesmos (2 Timóteo 4.13).
O Apóstolo Pedro nos leva a termos uma vida de santidade e pede-nos que estejamos sempre prontos para defendermos a nossa fé, sermos apologéticos (1 Pedro 3.15).
Salomão nos mostra que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, quando o tememos começamos exercer a sabedoria que vem dEle (Deus) e não de nós mesmos (Provérbios 1.7).
Lucas relata que Jesus crescia em sabedoria, graça e estatura, isso, nos mostra que Jesus crescia em todos os níveis (Lucas 2.52).

Portanto, para conseguirmos uma vida de santidade, que agrada ao Senhor, devemos gastar tempo estudando a Palavra de Deus. E lembre-se de recorrer a outros livros que irão ajuda-los a ter uma compreensão melhor do que está escrito na Bíblia. Além disso, peça direção e sabedoria para o Espírito Santo que sempre o ajudará nessa  empreitada de estudos, pois valerá muito a pena. Até porque em Oséias 4:6 está escrito: "O meu povo se perde por falta de conhecimento". 
Então que tal nos dedicarmos mais aos estudos bíblicos?

Reflexão:
“A palavra de Deus é como uma cortina, olhamos e sempre pela nossa curiosidade queremos saber o que está por detrás da mesma, só que têm coisas que pela nossa capacidade humana nunca compreenderemos; mas, se começássemos a exercer à nossa fé e confiança em Deus, aí sim passaremos á compreender em partes e não o absoluto do mesmo, por que, se conhecêssemos o tudo de Deus, Deus deixaria de ser Deus, por que o mesmo (Criador) de todas as coisas, sempre estará acima de nós em relação a tudo e não só na pequena capacidade intelectual que temos; pois a mesma foi dada por Ele (Deus)”.


Autor e Colaborador: Jackson Eráclito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Isaías 55:8-13

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará. Isaías 55:8-13

Ahhhh que Amor é esse Jesus?

Que amor é esse? Eu sei que tem mais Eu sei que existe mais de Deus pra mim Que amor é esse? Que amor é esse? Que amor é esse? Eu não entendo! Maior que o amor de um pai Mais forte que o amor de um homem Mais profundo que um amigo É o teu amor Que amor é esse? Que amor é esse? Que amor é esse? Eu não entendo! Que conquistou meu coração Que quebrou minhas razões Me esvaziou de mim Foi o teu amor Leva-me ao primeiro amor Onde tudo começou, senhor Eu digo sim Senhor, eu digo sim Eu digo sim Senhor, eu digo sim Ao teu chamado Deus, eu digo sim Eu digo sim Senhor, eu digo sim Eu digo sim Senhor, eu digo sim A tuas promessas Deus, eu digo sim Como na primeira vez, Como no primeiro instante, Como no primeiro olhar Toma o teu lugar.... Oh vem, Oh vem Oh vem me envolver com o teu amor... Que conquistou meu coração Que quebrou minhas razões Me esvaziou de mim Foi o teu amor Que amor é esse? (Ricardo Robort

Obrigada Senhor Jesus

Bom dia Amados, você já agradeceu hoje pelo o que Jesus fez por você? Não? Então que tal parar um minuto e agradece-lo pelo sacrifício feito naquela cruz a favor da sua vida. Uma excelente semana na presença do Senhor Jesus.